Lothlöryen é uma excelente banda de Folk Metal Brasileira - teve seu surgimento em 2002 na cidade de Poços de Caldas (MG) - e ainda nesse ano lançaram uma demo intitulada "Thousand Ways To The Same Land" que teve excelente aceitação por parte do público, o que levou a assinarem um contrato com a gravadora Force Majeure Records para lançarem seu álbum de estréia.
Atualmente a banda ainda encontra-se em atividade e em 2012 irão fazer seu primeiro tour pela Europa!
_______________________________________________________________________________________

ENTREVISTA:

1-Principais influencias?
Foda essa resposta, tá sempre mudando, mas pra situar a galera que não conhece o som, posso citar como influências mais óbvias: Blind Guardian (é óbvio), Savatage, Gamma Ray e as menos óbvias, mas que influenciam bastante na formatação das estruturas do nosso som e arranjos: The Beatles, Children of Bodom, In Flames, etc.

2- Como veem a cena folk no brasil?
Tá crescendo. Basta ver a quantidade de eventos Folk que tem ocorrido todo ano no país. Na nossa época, basicamente existia o Tuatha de Danann, nós e mais uma ou outra banda que fazia esse tipo de som no país. Hoje em dia, poderia citar dezenas de bandas dentro do estilo Folk/viking/pagan metal que tocam pelos festivais espalhados pelo país.

3- Quais são as principais influências líricas da banda?
No passado, com certeza o Tolkien, Marion Zimmer Bradley entre outros. Hoje em dia, as influências são os temas que nos intrigam, temas históricos e por aí vai.

4- O quão importante é Tolkien e sua obra para os músicos?
Importantíssimo. Respeitamos o legado do J.R. e com certeza é um orgulho pra banda poder carregar no nome uma pequena parte do incrível universo criado por Tolkien. Porém, pra esse momento atual da banda, a idéia é buscarmos novas influências e fugirmos dos rótulos que recebemos no passado.

5- Quais são suas preferências musicais, fora do eixo Folk?
É difícil definir porque individualmente cada um da banda tem um estilo de som favorito. Posso dizer que ouvimos desde sons dos anos 80, como Tears for Fears, A-Ha, Metal clássico em geral (Sabbath, Maiden etc) e as bandas atuais do cenário pop/Metal, como Coldplay, MUSE, Children of Bodom, In Flames, Shinedown enfim, somos ecléticos pra caralho, rs.

7- Ansiosos para a turnê européia?
Sim. Ansiosos e apreensivos. A tour ainda não tem mês definido, está nos casos de ser adiantada para fevereiro de 2012, mas ainda estamos negociando as condições e datas.

8- Será a primeira vez que o Lothlöryen se apresentará em terras européias?
Sim. Primeira vez, mas esperamos que seja a primeira de muitas outras que virão.

9- Qual foi o show mais marcante da banda?
Cara, difícil responder essa. São quase 10 anos de banda, mais de uma centena de shows e com certeza momentos maravilhosos em cima do palco. Dá sempre pra citar shows legais como o Roça n’ Roll 2005, Spirit of the Folk 2010 em Curitiba e por aí vai.

10- De onde Surgiu o nome Lothlöryen? 
É a floresta dos Elfos, criada por Tolkien e retratada na Trilogia “O Senhor dos Anéis”.

11- Bem, qual o álbum favorito do Lothlöryen pra vocês da banda?
Não posso falar pelos outros, mas pra mim é foda falar pois cada um tem sua história e relevância para o momento. Com certeza, em termos de resultados positivos, o “...of Bards and Madmen” de 2005 foi o melhor, mas eu prefiro a sonoridade da banda atualmente que está mais diversificada e livre de clichês.

12- Já tocaram no Nordeste? Como foi a receptividade? E quando voltam?
Tivemos vários contatos com organizadores por lá, mas nunca nada concreto e infelizmente a tour do nordeste ainda é um objetivo a se concretizar.

13- Curtem Thash, Death e Black Metal? Quais suas bandas favoritas nesses estilos?
Sim. Como disse anteriormente, a galera da banda é eclética pra caramba. Sobre bandas favoritas, posso falar por mim: Megadeth, Death, Corpse Grinder, Unleashed, Benediction, Deicide, Dimmu Borgir entre várias outras.

14- O som de vocês vai mudar muito devido a mudança na formação da banda?
Vai mudar. É óbvio que a entrada do Daniel Felipe que tem um timbre de voz totalmente diferente do antigo vocalista já traria algumas mudanças à sonoridade da banda, porém, acho que o nosso som tá sempre mudando porque é chato pra caramba ficar tocando sempre a mesma coisa. Nós estamos sempre ouvindo outras coisas, anexando influências ao nosso estilo de som e é natural que cada cd traga algo novo pra galera que nos acompanhe. Se não tiver novidade, não tem porque lançar outro cd.

15- Vocês possuem empregos fora da música? 
Sim. Todos nós. Viver de metal no Brasil é coisa pra poucos. Ou o cara tem que ralar muito, ou é playboy e o papai pode bancar o sonho de rock star do (a) filho (a).

16- Como foi o pontapé inicial na escolha do som da banda? Foi algo do tipo "nossa, é isso aí que eu quero tocar!" ou foi evoluindo e se aperfeiçoando?
Com certeza evoluindo com o tempo. Hoje em dia sabemos o que tem no nosso som que é característico e deve se manter e o resto das influências vamos acrescentando na medida do possível. Essa noção do que é a sonoridade da banda só vem com o tempo. No começo é aquela coisa: vai compondo e vê no que dá. 

17- Há alguma(s) banda(s) cuja admiração e influência é unanimidade entre os membros da banda?
Acredito que Iron Maiden e Blind Guardian.

18- Como é o apoio dos amigos/família com a banda?
A galera sempre que pode comparece aos shows e a família entende. Até porque, hoje em dia somos todos independentes e mesmo que não houvesse apoio, não influenciaria naquilo que traçamos como objetivos pra banda.

19- A Banda sempre teve o nome Lothlöryen, ou já possuiu algum outro nome?
Já teve outro nome. No início nos chamávamos Neverland. Mudamos porque já existiam muitas bandas com o mesmo nome.

20- Como foi a experiência de tocar ao lado do Tuatha? Em que ano, onde e como isso ocorreu?
Tocamos muitas vezes com o Tuatha. Somos vizinhos de cidade e conheço a galera da banda desde a época da primeira demo, Last Pendragon. O Lothlöryen veio bem depois, mas teve um baita apoio do Tuatha no começo, o que permitiu podermos seguir com nossas próprias pernas nos anos seguintes.

21- A cena mineira nos proporcionaram grandes bandas, Sepultura, Sarcófago, Chakal, Tuatha.. entre outras, Mas Atualmente vem surgindo bastantes bandas bem interessantes. Quais bandas (mineiras) que iniciaram seus trabalhos recentementes, vocês destacariam como grandes promessas?
Tem uma banda que tocamos esse ano que é muito foda: Dinnamarque. Som dos caras é muito interessante e essa banda promete, com certeza. Tem também o Sacrificed que tá lançando cd agora e também é sonzera.

22- Quais os 5 melhores álbuns de folk na opinião da banda?
Caralho, difícil essa. Não ouvimos só folk, portanto a opinião vai ser limitada à algumas bandas. Vou citar 3, pode ser?
1 - The Answer Machine (Skyclad)
2 - Trova di Danú (Tuatha de Danann)
3 – Suidakra (Emprise to Avalon)

23- Das duas bandas citadas, qual vocês destacariam como a melhor, Braia ou Tuatha de Danann?
Tuatha de Danann, de longe. Não dá nem pra comparar, até porque a proposta das duas bandas é diferente. E eu não curto Braia. Se o Bruno cantasse, acho que seria mais legal.

24- Dessa edição do Rock In Rio a banda curte alguma atração?
Metallica, Coldplay, Motorhead.

25- Como vocês analisam a questão dos downloads na internet e o fato de algumas vezes o novo disco vazar antes de ser lançado?
Pras bandas que ainda lucram algo com venda de discos e pras gravadoras grandes é complicado. Pra bandas undergrounds, como é o nosso caso, os downloads só ajudam. Agente já fechou muito show por conta da galera ouvir o som pela internet, curtir e contratar pra algum evento.

Considerações Finais: 
Agradeço ao Rodolfo pelo espaço. Desculpas pela demora , mas esse fim de ano tá correria pra caramba e o primeiro feriado que pintou, respondi tudo de uma vez, com grande prazer.
Até a próxima, visitem nosso facebook: www.facebook.com/leogodde e myspace: www.myspace.com/lothloryenband 




Por: Rodolfo

1 Response for the "[METAL BRASIL ENTREVISTA]: Lothlöryen"

  1. > banda de folk mineira

Postar um comentário