ENTREVISTA - Chavajoth

Postado: Metal Brasil On 18:08 0 comentários




Banda de Black Metal fundada em 2005 em Minas Gerais.
Tiveram seu primeiro trabalho lançado em 2011, uma demo intitulada "Dies Irae".
A Banda tem uma "tradição" em suas letras, segundo relatos do líder da banda, é a unica banda do Brasil que fala sobre esses temas.
As letras podem ser conferidas em: http://www.metal-archives.com/albums/Chavajoth/Dies_Irae/300755




Segunda entrevistada do mês de agosto, porém terceira entrevista a ser publicada nesse mês.
Abaixo seguem as respostas da entrevista:


As questões foram respondidas pelo Lord Campas, guitarrista da banda.

1-Saudações, Chavajoth. Gostaria que, primeiramente, falassem um pouco sobre como a banda foi fundada, em que ano e as circunstâncias para tal. E como vocês membros avaliam a trajetória da banda até os dias de hoje.


Chavajoth foi fundado em 2005,logo após eu sair de uma banda em 2004 devido a incompatibilidades ideológicas. Eu já conhecia Dom,já tinha tocado com ele em apenas um ensaio,mais ou menos no ano de 2002. Em 2005 resolvemos nos juntar para gravar.Nós demoramos a gravar todas as músicas devido a uma série de fatores,porém em 2010 conseguimos terminar.Logo após o lançamento da demo Dies Irae muita gente se interessou pelo projeto,recebemos muitos convites para tocar ao vivo e aparece muita gente a procura de materiais,muita gente tem nos procurado.

2- Em 2011 foi lançado na Europa pela Svartgalgh Records a primeira demo do Chavajoth, intitulado "Dies Irae". Como tem sido a recepção da demo na Europa? E como tem sido o trabalho com a banda nesse ano de 2011? Planejamentos para lançamento no Brasil?


Logo após receber os materiais eu não tive mais contato com a Svartgalgh,eu não sei como estão as vendas por lá,mas sei que muita gente daqui tentou importar a demo.No dia 11/11/11 estarei lançando a Demo “Dies Irae” aqui no Brasil,com uma melhor qualidade e também estarei compondo novas músicas para mais um lançamento.

3- Sobre o posicionamento ideológico da banda, que aparentemente é de grandíssimo enfoque no trabalho do Chavajoth. Diga-nos um pouco sobre o que os membros do Chavajoth acreditam, seguem, e falam em suas letras.


Chavajoth é um projeto que aborda o Satanismo Tradicional Anti-Cósmico,tudo presente no Chavajoth está ligado a esta filosofia(CaoSophia).O Satanismo tradicional é uma síntese de Tradições, o termo Anti-cósmico representa a vontade de transcender esse estado ilusório e a transcendência do fenômeno de existir, de qualquer senso de consciência do tempo, espaço e causa, a dissolução do senso do ser individual, ou ego. Nós vemos o Cosmos como um prisão e o Caos como a única e verdadeira liberdade.Por isso chamamos de Satanismo Tradicional Anti-cósmico.Nós cultuamos todos os Deuses/Demônios que se opõem a órdem cósmica.

4- Sobre a belíssima arte da capa da demo, e o ótimo logo tipo, quem os fez?


A capa foi uma foto que eu mesmo tirei da Lua,o logotipo foi feito pelo Christophe Szpajdel,todos já devem conhece-lo pelos seus famosos trabalhos.

5- Quais são as maiores influências na hora de compor, tanto na parte da melodia em si, quanto nas letras?

Eu tento sempre criar letras e músicas inspiradas em meus sentimentos, eu uso a música para expressar tanto meu consciente quanto o meu subconsciente,eu descrevo minha experiência espiritual e essa é minha influência.Mas observo que bandas como Dissection,Watain,Arckanum,Mayhem(o Antigo) e Vanhelga possuem inspirações que emergem da minha mesma fonte de inspiração;

6- Qual o maior objetivo do Chavajoth como banda?

Espalhar a mensagem de Tiamat, a CaoSophia.

7- A banda tem tido uma grande aceitação por parte da cena?

Sim,uma aceitação muito grande,com apenas a primeira demo sempre somos chamados para tocar ao vivo,inclusive com bandas de fora do país.Infelizmente não tenho tido tempo para tocar ao vivo.

8- Quando pretendem lançar um album?Pretendem lançar no Brasil?

Eu ainda não sei pois meus estudos e trabalho me tomam bastante tempo,mas espero começar muito em breve e com certeza será lançado no Brasil

9- Como voces enxergam a cena Black Metal Brasileira?

Infelizmente não só no Brasil,mas como em qualquer lugar do mundo,a maioria das bandas de Black Metal não tem como serem levadas a sério,a maioria das bandas não são o que dizem ser.Mas isso não é apenas no Brasil,é em todo mundo,mas claro,no Brasil existem algumas bandas muito boas e sérias.

10- A banda possui alguma influência nacional ?
Não diria influência,mas eu ouço muito Hécate,Ocultan e Spell Forest.

11- Escutam algo fora do Metal/Rock?
Eu ouço algumas músicas hindus,gregas,mantras,na verdade músicas ritualísticas no geral.

12- Na opinião pessoal, quais as 5 melhores bandas de Death e Black no quesito LETRAS?

Dissection
Watain
Mayhem(Letras do Dead)
Arckanum
Hécate

13 - Hoje em dia muitos headbangers tem uma visão deturpada sobre o Black Metal. Tomam o estilo como algo cômico, meramente teatral, e que tudo relacionado ao satanismo no gênero é meramente para fazer "pose de mal". Qual sua opinião sobre essa visão? E até onde vai a seriedade do Chavajoth enquanto banda de Black Metal?

Essa visão se deve ao fato de que no Black Metal em 99% dos casos sejam realmente cômicos e meramente teatrais. A maioria das pessoas que estão envolvidas com o Black Metal apenas usam símbolos e falam o que eles desconhecem.A culpa de tudo isso é das próprias bandas que tocam Black Metal e da maioria dos fãs.Como eu disse anteriormente,muitas bandas não são o que dizem ser,elas não tem nada a acrescentar,muitos só querem ouvir um som extremo e bater cabeça.Muitas bandas usam símbolos e fazem um “teatro pseudo-satânico” mas ao mesmo tempo elas jamais estiveram envovidas realmente com o Satanismo.Chavajoth é um projeto realmente Satânico,não é uma brincadeira,nem um teatro e nem uma rebeldia adolescentes de metaleiros.

14 - Qual é a opinião de vocês sobre as temáticas do Black Metal e a maneira que ela afeta ou não quem o ouve?

Há muitas temáticas no Black Metal que eu acho muito estranhas. Eu não consigo entender o que política ou adoração a Odin e aos Deuses da luz fazem em um estilo chamado “Metal negro”.Muitas bandas se dizem Black Metal e falam sobre Odin e Thor.
Odin e Thor não possuem nada de obscuros,a adoração a Odin e Thor é totalmente Anti-Satânico e Anti-Obscuro .
Odin,Zeus,Marduk,Yahweh,Deus(judaico-cristão) são os mesmos, apenas chamados por nomes diferentes em mitologias diferentes.Odinismo é uma adoração aos deuses da luz,ele e Thor são o que eles chamam de “salvadores do seu santo céu”.Alguns poderes satânicos nessa tradição são a oposição a eles,como Fenrir,que segundo a tradição irá uivar e iniciar o crepúsculo dos Deuses, Matar o Deus Odin e contribuindo assim para a destruição da Yggdrasi. Ou Jormungand,irmão de Fenrir(filhos de Loki),que tem como o objetivo morder as raízes da Yggdrasil e destruir a árvore da vida,estes sim estão ligados ao Satanismo e são realmente obscuros.
Vejo muitas pessoas no Black Metal andando por ai com símbolos satânicos e ao mesmo tempo com o Martelo de Thor,sendo que são símbolos opostos.

O Black Metal influenciou e continua influenciado muitas pessoas,infelizmente a maioria afeta de forma ruim,no sentido de anti-aprendizagem,anti-sabedoria, e anti-evolução mas existem algumas bandas que influenciam as pessoas a abrirem os olhos buscando mais sabedoria e conhecimento.

15- Como foi o apoio da família e amigos sobre a banda/estilo da banda?

Tanto os amigos quanto a minha família sempre procuram me ajudar no projeto,e eles me ajudam bastante em todos os sentidos.

16 - Quais são seus TOP 5 discos de Black Metal?

Não está em ordem,mas são eles:
Watain - Sworn to the Dark
Dissection - Storm of the Light's Bane
Ocultan – The Coffin
Mayhem- Live in Leipzig
Hécate- Odes ao Oculto

17- Na opinião de vocês, qual é o principal problema de tocar metal aqui no Brasil?

Falta de apoio,organização e de pessoas sérias.

18- Enquanto estavam começando, sofreram alguma frustração que quase os fizeram abandonar a banda?

Nunca.Não que eu tenha ficado frustrado,mas no começo nenhuma grande gravadora se interessou em lançar o material,pois os que aceitavam eram selos ruins que lançavam em materiais ruins,Grandes gravadoras preferem lançar bandinhas ridículas que não possuem futuro nenhum.Essas grandes gravadoras no Brasil preferem lançar bandinhas de pseudo-death metal,bandas que não possuem mensagens nenhuma.

19- Qual a relação banda x fãs em relação à vocês terem lançado um album fora do país se nao me engano, já receberam emails "gringos" elogiando o trabalho de vcs?


Recebi apenas uma mensagem de alguém que não conhecia,mas os gringos não possuem meu endereço de e-mail nem nada do tipo.Os gringos que ouviram minhas músicas e elogiaram foram os que eu enviei a eles por terem alguma relação com o projeto,mas também teve alguns gringos que ouviram no Myspace e elogiaram bastante.

20- Será possível o álbum ser lançado aqui no Brasil sem ser por importadoras?

Sim,a Demo será lançada no dia 11/11/11 e o próximo disco também será lançado no Brasil.

21- Como se pronuncia o nome da Banda?

Se pronuncia “Ravaiote”.Quando eu criei a música chamada HWHY(Chavajoth),eu pensei em citar o nome Chavajoth,para que as pessoas ouvissem a pronuncia .

22- Quanto as gravações, são caseiras ou de estúdio? Quais softwares usam?

São Caseiras,quem faz as gravações é o Dom,eu não entendo nada de gravações,ele inclusive trabalha com isso,terei que perguntar a ele.

23- O que pensam a respeito de estilos como Grindcore,Goregrind e afins?

Eu odeio qualquer estilo que tenha “core” e particularmente não gosto de nenhuma banda de goregrind.

24- Quais são as principais influências literárias dos membros da banda?


Os livros que mais gosto são Liber Azerate,Liber Falxifer,Pan Paradox,gosto dos livros de Arthur Schopenhauer e também várias outras coisas como o Enuma Elish,Mahanirvana Tantra etc.

25- O que pensam a respeito da edição de uma canção?São favoráveis à uma parada mais orgânica ou usam artifícios sem receio?

Eu não gosto de nada muito exagerado e artificial,mas sempre tentamos deixar a música mais obscura possível,mas nada que seja muito artificial.

26 - Campas, o clássico é no domingo (28/08), quando essa entrevista for retornada, provavelmente já terá passado o jogo... O que tu achou do jogo?

Eu sempre acompanho alguns esportes,o jogo foi ruim,o time jogou mal,Montillo jogou sozinho,porém o time venceu no finalzinho,isso tornou o jogo engraçado,e a briga entre as mulheres no estádio também.

27- Campas, Será que com esse time iremos para a libertadores, sul-americana ou rebaixamento? 
O Que pensa da saida do Perrela no fim do ano? Acha que é só mais uma jogada de mestre, pois vai comandar o cruzeiro de fora.ou seja, o novo Presidente será mandado, Ou será mesmo o fim da era Perrela no cruzeiro?


Eu acho que tem bastante chances de ir para a libertadores.O Perrela é um bom presidente,sabe administrar,eu não sei se será o fim da era Perrela,mas seria bom se ele continuasse por lá ou que pelo menos fique comandando de fora,afinal o cara é um bom profissional.

28- Vocês acham que fazer musica com uma mensagem semelhante a sua tenha que ser feita num gênero especifico do metal(black metal no caso) ou poderia haver algo semelhante em outro gênero do metal ou até fora???

Satanismo e Black Metal são duas coisas bem diferentes,com certeza pode haver algo semelhante em outro gênero,inclusive existe uma banda de Rock muito boa com influencias 60's e 70's. com a mesma temática,a banda se chama The Devil’s Blood

29- Partindo do preceito que o Chavajoth é uma banda ligada ao satanismo e ocultismo, como fica claro logo no logo-tipo e em outras entrevistas. O que é satã e lúcifer, para vocês?

Para nós Satan é Lúcifer,eles representam a mesma essência,mas não temos a mesma visão cristã. Não acreditamos no “anjo caído bíblico”.
Satan e Lúcifer são 2 palavras para descreverem diferentes aspectos de uma mesma força espiritual.A palavra Lúcifer vem do Latim,e significa “Aquele que traz a luz”,e nós o vemos como a força que traz a dádiva da sabedoria proibida,intelecto, iluminação, imaginação e conhecimento,que nos faz despertar e abrir os olhos de todos vendo o “self”.

Lúcifer é a Antítese da mentira,do Demiurgo.aquele que concedeu ao homem e a mulher o fruto da árvore do conhecimento(daath),aquele que desperta as chamas do espírito e do ilusório sono da vida, morte e renascimento e por tanto é o adversário da ordem cósmica.Essa iluminação é a mesma essência do acusador e opositor(Satan). Satanás ,do hebraico significa “adversário”, “opositor" e "acusador.Por tanto para nós Lúcifer é Satan.

30- Sobre ocultismo, suas opiniões (breves, até por motivos bem óbvios...) sobre os seguintes temas: Church Of Satan, ONA, Goetia e Thelema. E algum desses temas já inspirou o Chavajoth artisticamente?

Church Of Satan – Não é e nunca foi Satanismo,é apenas uma mistura de ateísmo com humanismo e um pouco de ocultismo,uma paródia.O Satanismo é em sua verdadeira e primal forma a religião da elite secreta e não para as massas,não é um culto inofensivo de adoração do ego e tão pouco algo que a sociedade deveria aceitar. Considero como lixo.


ONA- Há muitas coisas na ONA que são bastante aproveitáveis,porém não concordo com muita coisa ali.


Goetia – É algo que trabalhamos e podemos usar,mas claro,como já disse antes,não temos a mesma visão Judaico-cristã.


Thelema- Também há algumas coisas aproveitáveis mas também há muitas coisas ali q descarto.

Considerações Finais:

Obrigado pelo espaço e por ajudar na divulgação.Essas entrevistas nos ajudam a espalhar nossa mensagem e a mostrar as pessoas o que passamos nas músicas.
Chavajoth,218/11


__________________________________________________________________________
Agradecemos a entrevista concedida pelo Lord Campas para a Metal Brasil!
Desejamos muito sucesso, e que a banda continue com esse som maturo!

Entrevista também disponível na comunidade da metal brasil no orkut:


Por: Rodolfo

Categories:

0 Response for the "ENTREVISTA - Chavajoth"

Postar um comentário