Banda de Black Metal fundada em 2005 em Minas Gerais.
Tiveram seu primeiro trabalho lançado em 2011, uma demo intitulada "Dies Irae".
A Banda tem uma "tradição" em suas letras, segundo relatos do líder da banda, é a unica banda do Brasil que fala sobre esses temas.
As letras podem ser conferidas em: http://www.metal-archives.com/albums/Chavajoth/Dies_Irae/300755
Segunda entrevistada do mês de agosto, porém terceira entrevista a ser publicada nesse mês.
Abaixo seguem as respostas da entrevista:
As questões foram respondidas pelo Lord Campas, guitarrista da banda.
1-Saudações, Chavajoth. Gostaria que, primeiramente, falassem um pouco sobre como a banda foi fundada, em que ano e as circunstâncias para tal. E como vocês membros avaliam a trajetória da banda até os dias de hoje.
Chavajoth foi fundado em 2005,logo após eu sair de uma banda em 2004 devido a incompatibilidades ideológicas. Eu já conhecia Dom,já tinha tocado com ele em apenas um ensaio,mais ou menos no ano de 2002. Em 2005 resolvemos nos juntar para gravar.Nós demoramos a gravar todas as músicas devido a uma série de fatores,porém em 2010 conseguimos terminar.Logo após o lançamento da demo Dies Irae muita gente se interessou pelo projeto,recebemos muitos convites para tocar ao vivo e aparece muita gente a procura de materiais,muita gente tem nos procurado.
2- Em 2011 foi lançado na Europa pela Svartgalgh Records a primeira demo do Chavajoth, intitulado "Dies Irae". Como tem sido a recepção da demo na Europa? E como tem sido o trabalho com a banda nesse ano de 2011? Planejamentos para lançamento no Brasil?
Logo após receber os materiais eu não tive mais contato com a Svartgalgh,eu não sei como estão as vendas por lá,mas sei que muita gente daqui tentou importar a demo.No dia 11/11/11 estarei lançando a Demo “Dies Irae” aqui no Brasil,com uma melhor qualidade e também estarei compondo novas músicas para mais um lançamento.
3- Sobre o posicionamento ideológico da banda, que aparentemente é de grandíssimo enfoque no trabalho do Chavajoth. Diga-nos um pouco sobre o que os membros do Chavajoth acreditam, seguem, e falam em suas letras.
Chavajoth é um projeto que aborda o Satanismo Tradicional Anti-Cósmico,tudo presente no Chavajoth está ligado a esta filosofia(CaoSophia).O Satanismo tradicional é uma síntese de Tradições, o termo Anti-cósmico representa a vontade de transcender esse estado ilusório e a transcendência do fenômeno de existir, de qualquer senso de consciência do tempo, espaço e causa, a dissolução do senso do ser individual, ou ego. Nós vemos o Cosmos como um prisão e o Caos como a única e verdadeira liberdade.Por isso chamamos de Satanismo Tradicional Anti-cósmico.Nós cultuamos todos os Deuses/Demônios que se opõem a órdem cósmica.
4- Sobre a belíssima arte da capa da demo, e o ótimo logo tipo, quem os fez?
A capa foi uma foto que eu mesmo tirei da Lua,o logotipo foi feito pelo Christophe Szpajdel,todos já devem conhece-lo pelos seus famosos trabalhos.
5- Quais são as maiores influências na hora de compor, tanto na parte da melodia em si, quanto nas letras?
6- Qual o maior objetivo do Chavajoth como banda?
7- A banda tem tido uma grande aceitação por parte da cena?
8- Quando pretendem lançar um album?Pretendem lançar no Brasil?
9- Como voces enxergam a cena Black Metal Brasileira?
10- A banda possui alguma influência nacional ?
Não diria influência,mas eu ouço muito Hécate,Ocultan e Spell Forest.11- Escutam algo fora do Metal/Rock?
Eu ouço algumas músicas hindus,gregas,mantras,na verdade músicas ritualísticas no geral.12- Na opinião pessoal, quais as 5 melhores bandas de Death e Black no quesito LETRAS?
Watain
Mayhem(Letras do Dead)
Arckanum
Hécate
13 - Hoje em dia muitos headbangers tem uma visão deturpada sobre o Black Metal. Tomam o estilo como algo cômico, meramente teatral, e que tudo relacionado ao satanismo no gênero é meramente para fazer "pose de mal". Qual sua opinião sobre essa visão? E até onde vai a seriedade do Chavajoth enquanto banda de Black Metal?
14 - Qual é a opinião de vocês sobre as temáticas do Black Metal e a maneira que ela afeta ou não quem o ouve?
Odin e Thor não possuem nada de obscuros,a adoração a Odin e Thor é totalmente Anti-Satânico e Anti-Obscuro .
Odin,Zeus,Marduk,Yahweh,Deus(judaico-cristão) são os mesmos, apenas chamados por nomes diferentes em mitologias diferentes.Odinismo é uma adoração aos deuses da luz,ele e Thor são o que eles chamam de “salvadores do seu santo céu”.Alguns poderes satânicos nessa tradição são a oposição a eles,como Fenrir,que segundo a tradição irá uivar e iniciar o crepúsculo dos Deuses, Matar o Deus Odin e contribuindo assim para a destruição da Yggdrasi. Ou Jormungand,irmão de Fenrir(filhos de Loki),que tem como o objetivo morder as raízes da Yggdrasil e destruir a árvore da vida,estes sim estão ligados ao Satanismo e são realmente obscuros.
Vejo muitas pessoas no Black Metal andando por ai com símbolos satânicos e ao mesmo tempo com o Martelo de Thor,sendo que são símbolos opostos.
15- Como foi o apoio da família e amigos sobre a banda/estilo da banda?
16 - Quais são seus TOP 5 discos de Black Metal?
Watain - Sworn to the Dark
Dissection - Storm of the Light's Bane
Ocultan – The Coffin
Mayhem- Live in Leipzig
Hécate- Odes ao Oculto
17- Na opinião de vocês, qual é o principal problema de tocar metal aqui no Brasil?
18- Enquanto estavam começando, sofreram alguma frustração que quase os fizeram abandonar a banda?
19- Qual a relação banda x fãs em relação à vocês terem lançado um album fora do país se nao me engano, já receberam emails "gringos" elogiando o trabalho de vcs?
Recebi apenas uma mensagem de alguém que não conhecia,mas os gringos não possuem meu endereço de e-mail nem nada do tipo.Os gringos que ouviram minhas músicas e elogiaram foram os que eu enviei a eles por terem alguma relação com o projeto,mas também teve alguns gringos que ouviram no Myspace e elogiaram bastante.
20- Será possível o álbum ser lançado aqui no Brasil sem ser por importadoras?
21- Como se pronuncia o nome da Banda?
22- Quanto as gravações, são caseiras ou de estúdio? Quais softwares usam?
23- O que pensam a respeito de estilos como Grindcore,Goregrind e afins?
24- Quais são as principais influências literárias dos membros da banda?
Os livros que mais gosto são Liber Azerate,Liber Falxifer,Pan Paradox,gosto dos livros de Arthur Schopenhauer e também várias outras coisas como o Enuma Elish,Mahanirvana Tantra etc.
25- O que pensam a respeito da edição de uma canção?São favoráveis à uma parada mais orgânica ou usam artifícios sem receio?
26 - Campas, o clássico é no domingo (28/08), quando essa entrevista for retornada, provavelmente já terá passado o jogo... O que tu achou do jogo?
27- Campas, Será que com esse time iremos para a libertadores, sul-americana ou rebaixamento?
O Que pensa da saida do Perrela no fim do ano? Acha que é só mais uma jogada de mestre, pois vai comandar o cruzeiro de fora.ou seja, o novo Presidente será mandado, Ou será mesmo o fim da era Perrela no cruzeiro?
Eu acho que tem bastante chances de ir para a libertadores.O Perrela é um bom presidente,sabe administrar,eu não sei se será o fim da era Perrela,mas seria bom se ele continuasse por lá ou que pelo menos fique comandando de fora,afinal o cara é um bom profissional.
28- Vocês acham que fazer musica com uma mensagem semelhante a sua tenha que ser feita num gênero especifico do metal(black metal no caso) ou poderia haver algo semelhante em outro gênero do metal ou até fora???
29- Partindo do preceito que o Chavajoth é uma banda ligada ao satanismo e ocultismo, como fica claro logo no logo-tipo e em outras entrevistas. O que é satã e lúcifer, para vocês?
Satan e Lúcifer são 2 palavras para descreverem diferentes aspectos de uma mesma força espiritual.A palavra Lúcifer vem do Latim,e significa “Aquele que traz a luz”,e nós o vemos como a força que traz a dádiva da sabedoria proibida,intelecto, iluminação, imaginação e conhecimento,que nos faz despertar e abrir os olhos de todos vendo o “self”.
30- Sobre ocultismo, suas opiniões (breves, até por motivos bem óbvios...) sobre os seguintes temas: Church Of Satan, ONA, Goetia e Thelema. E algum desses temas já inspirou o Chavajoth artisticamente?
ONA- Há muitas coisas na ONA que são bastante aproveitáveis,porém não concordo com muita coisa ali.
Goetia – É algo que trabalhamos e podemos usar,mas claro,como já disse antes,não temos a mesma visão Judaico-cristã.
Thelema- Também há algumas coisas aproveitáveis mas também há muitas coisas ali q descarto.
Considerações Finais:
Chavajoth,218/11
__________________________________________________________________________
Agradecemos a entrevista concedida pelo Lord Campas para a Metal Brasil!
Desejamos muito sucesso, e que a banda continue com esse som maturo!
Entrevista também disponível na comunidade da metal brasil no orkut:
Por: Rodolfo
0 Response for the "ENTREVISTA - Chavajoth"
Postar um comentário