1 - Com que idade, como e por que cada um dos membros aprendeu a tocar seus respectivos instrumentos?
Andria: Eu comecei a tocar Baixo com13 anos, quando vi um ensaio do meu pai que na época tocava com a Blue gang e o baixista era o Nenê ex-Incríveis.

2 - Quais são as influências pessoais dos Irmãos Busic? E as suas influências, Ardanuy?

Andria: O meu pai Andre Busic é fundador da Traditional Jazz Band entre muitas outras e continua atuando no ramo do jazz até hoje. Posso afirmar com certeza que é nossa maior influencia na música (Andria e Ivan Busic), pois crescemos ouvindo música da melhor qualidade, como Jazz, Blues e Country music.

3- Como foi trabalhar com Michael Vescera?
Ivan: Não podia ser melhor. O Mike é além de um grande vocalista uma pessoa maravilhosa, que só quem conhece pode entender o que eu estou dizendo.

4- Devo dizer que o álbum cover Listen to the Doctors é uma das ideias mais bem sacadas da banda, e a última faixa deixa claro como os membros tem um gosto musical diverso. Quais estilos musicais vocês mais gostam de trabalhar fora do Rock?

Ivan: Gosto muito de tocar Jazz , Blues e Country, mas o verdadeiro Jazz e não aquela bagunça que ultimamente chamam de Jazz. E também da música negra americana que é feita de puro sentimento e swing.

Andria: eu também gosto das mesmas coisas que meu irmão, pois tocamos juntos a vida toda.

5- Qual foi a sensação de vocês ao fazerem parte de uma das formações da carreira de Supla? Como é que foi trabalhar com ele? Gostaram do resultado, sinceramente? Existem ainda vídeos na internet mostrando você tocando juntos no antigo Programa Livre, o instrumental muito bem trabalhado como sempre, mas Supla deixava desejar, apesar de eu gostar muito dele como musico, é notável que ele não tivesse nada haver com vocês, o que os levaram a tocar com ele?

Andria: Nós sempre tivemos um ótimo relacionamento com ele e no palco ele é um excelente front man. Na época nós todos curtimos muito tocar juntos e tanto o cd quanto o show eram um verdadeiro espetáculo de Rock’n'roll.

6- Para os Irmãos Busic :
Hoje vocês estão na ativa como Dr.Sin, mas muitos ainda se lembram dos tempos de Platina, um Whitesnake do Brasil sem mais adjetivos a dar, o único disco foi surpreendente, a banda só ia para melhor, e até hoje, não entendo, o que levou o fim da banda Platina?
Vocês ainda guardam boas lembranças dessa época? Seria possível dividir alguma lembrança daquela época onde vocês se iniciavam suas carreiras?


Ivan: Foi uma época mágica e muito gostosa, pois estávamos começando a nossa carreira como músicos.

7 - O que acham desses ‘roqueiros’ que eram modinhas à um tempo atrás e agora só sabem criticar as modinhas de hoje?

Andria: Todo tipo de moda é uma coisa lastimável. Mas isso é uma coisa que está e sempre esteve tão fora da minha vida que realmente nem me interessa muito. Eles que se agüentem, não é?


8 - O que diria ao povo que diz que "a música brasileira está perdida" sem nunca ter ouvido uma banda underground brasileira que diz apenas que só bandas estrangeiras são boas?

Edu: Diria que existem muitas coisas boas e muitas coisas ruins em qualquer lugar do planeta é só procurar que você acha.

9- O que acha das bandas "grandes" do Metal Brasileiro, Angra e Sepultura?

Andria: Antes de mais nada, eu acho que houve um pequeno equívoco de sua parte, pois está esquecendo de várias bandas como: Korzus, Shaaman, André Matos, Krisiun e o próprio Dr. Sin. Mas é claro que eu parabenizo e torço pelos meus colegas de profissão, que estão há muito tempo também nessa luta sem fim.

10- No decorrer da carreira vocês optaram em cantar em português e outras vezes em inglês, apesar de ter conhecimento que o inglês ajuda em espalhar influencia no exterior, qual seria a língua que você mais gostam de compor?

Ivan: O inglês é muito mais musical e fácil de se expressar, por isso mesmo achamos o inglês, que além de tudo é uma língua universal, a ideal para se cantar.

Recentemente o vocalista Bruce Dickinson polemizou ao declarar "“É preciso não ter medo. Vou me meter em problemas ao declarar que o Iron Maiden é melhor que o Metallica, mas é verdade! Eles podem ser maiores, vender mais ingressos e levar a classe média burguesa para seus shows, mas não são como nós e ponto final. Se vou me transformar em um babaca por dizer isso, vamos em frente”.

11- O Que vocês pensam a respeito da atitude do Bruce ao fazer isso? Realmente fez pra polemizar, ou apenas disse um fato que ninguém há de discordar?

Edu: Ele está dizendo o que sente e não está ofendendo ninguém com isso. É simplesmente o que ele acha. Eu acho que ele pode fazer esse tipo de comentário sem se preocupar nem um pouco.

Sobre o Roça n Roll..
12- Como foi a experiência de tocar no festival?


Ivan: nós sempre quisemos tocar no Roça n Roll e como esperávamos, foi maravilhoso.

No momento do show do Dr Sin no festival, houve uma pequena confusão pelo fato do TierraMystica ter atrapalhado o show da banda, ao passar o som no mesmo instante no outro palco, deu aquela pequena confusão, e no fim o DR Sin finalizou o show.

“A banda Tierramystica vem através de sua assessoria no Orkut informar aos seus fãs e aos fãs do Dr. Sin que o grupo lamenta profundamente o mal entendido causado devido a simultaneidade de sua passagem de som do sábado com a apresentação do grupo paulista.

A banda apenas seguiu o cronograma padrão passado pela produção do evento que previa o choque entre apresentação-passagem de som, tanto é que o próprio Tierramystica teve durante sua apresentação no dia anterior uma passagem de som simultânea no palco ao lado, o que de forma alguma alterou o show da banda.

O Tierramystica sempre levanta a bandeira do orgulho sul americano e prega pela união do heavy metal nacional prezando sempre pelo bom relacionamento com TODAS as bandas com a qual divide os palcos e com o Dr. Sin não foi diferente, logo ao término do show do grupo tudo ficou às claras nos bastidores.

As bandas de forma alguma tinham controle sobre os volumes dos P.As e sobre os volumes das passagens de som (esses pontos estavam sobre coordenação do gerente de palco do evento que coordenava inclusive em que momentos deveriam se iniciar e finalizar as passagens). Às bandas apenas bastava seguir o protocolo.

O Tierramystica agradece a todos os fãs que prestigiaram a banda em ambos os dias e que fizeram do hepteto gaúcho o grupo com maior venda de CD´s no Roça N Roll, atingindo 100 cópias vendidas do álbum "A New Horizon". “

O Tierramystica deseja sucesso a todas as bandas que participaram do Roça e a todos os presentes por tornarem essa grande festa em algo real.

Viva o Heavy Metal do Brasil e viva a América Latina!””

14-Como vocês avaliam essa atitude do Tierra Mística, de ir no Orkut e esclarecer a todos o que houve no festival?

Andria: Acho muito legal a atitude deles, porém nós não estávamos guardando nem um tipo de raiva ou algo assim. Só que na hora foi realmente muito chato estar tocando e ouvir algo estranho, parecia que estávamos tocando errado ou desafinados, pois não tínhamos visto que havia outra banda tocando no outro palco. E quando eu vi é claro que não gostei. Mas isso não é nada sério e tenho certeza que nos encontraremos varias vezes por ai e daremos até risadas disso.

15- Apesar da confusão, o Dr Sin se for chamado, poderá voltar ao Roça n Roll?

Ivan: Tocaremos sim e com o maior prazer.

Andria: É só chamarem de novo.

Ainda sobre o Roça, tocaram a musica "Futebol, Mulher e Rock n Roll" que as mulheres consideram muito machista.. Vocês deram a oportunidade delas cantarem, e ainda sim elas reclamaram!

16- Vocês acham que as mulheres do roça são muito reclamonas? Ou não tinha muitas mulheres no festival? (Como disse o Edu)

Andria: o Edu só quis brincar com as meninas, pois elas ficaram meio tímidas com a brincadeira, mas foi muito engraçado.

17- Considerando que a música "futebol mulher e rock n roll" é o lema dos homens... Se fossem fazer uma versão para as mulheres considerarem o "lema das mulheres", qual seria?

Ivan: Shopping Center, sem limites no cartão, meu Deus como isso é bom.
 

18- O Que cada integrante da banda,ouve além de Rock/Metal?

Edu: Temos um gosto bem parecido. Ouvimos de tudo, desde Rock até Jazz.Somos muito fãs de progressivo e Fusion e música instrumental . A maioria das coisas que amamos vem dos anos 60, 70 (Hendrix, Purple, Zeppelin, Sabbath, ,Yes, Grand FunkQueen, Kiss, Van Halen,etc)então ainda é nossa opção favorita.Acho que fora do Rock ouvimos muito Blues(Clapton, B.B King, Steve Ray,Johnny e Edgar Winter...) e muito jazz(Louis Armstrong, Miles Davies, Duke Ellington, Weather Report, Chet Baker). Como somos produtores e músicos de estúdio acabamos ouvindo de tudo(Pop, Regional, MPB, Reggae,) para estarmos prontos para qualquer estilo.Isso é bom e abre os horizontes. 



19- Para os irmãos Busic: O quanto o pai de vocês que também é musico influenciou vocês? /Para o Edu Ardanuy, quem mais lhe influenciou para se tornar um guitarrista?

Andria e Ivan: 100%. Ele foi e é nossa maior inspiração.

Edu: Meu irmão Átila Ardanuy .



20- Para a banda em geral: Cite três bandas novas que podem ser o futuro do metal brasileiro

Ivan: No Thrash O Against Tolerance
No hard metal o Carro Bomba
No metal O Strong Like a Bomb

21 - O Dr.Sin recentemente montou um estúdio e está gravando onovo álbum nele. O que vocês poderiam nos adiantar sobre o processo de gravação como soa o novo álbum?

Ivan: Não podia ter sido melhor.É uma coisa maravilhosa ter o seu próprio lugar com todo tempo e infra possível. Ter o SONATA 84 facilita para que a parte de inspiração seja mais natural . O CD esta exatamente como sonhávamos. Animal!!!

22- Vocês já tem 18 anos de estrada. Há algo sendo preparado para comemorar as duas décadas de Dr.Sin?

Edu: Agora são 20 anos de estrada só com DR SIN. Em breve quem sabe um DVD e tour de 20 anos.



23- Considero o Dr.Sin uma das melhores e mais injustiçadas bandas do Brasil. Vocês são músicos reconhecidos pela técnica que possuem, mas a banda ainda não obteve real destaque no cenário internacional. Há uma justificativa?

Ivan: Obrigado pelas palavras. Sinto que as pessoas gostariam de ver o DR.SIN no mais alto posto. Prometo que vamos lutar pra isso, porem sem que essa seja a razão pela qual estamos aqui. Acima de tudo fazemos o que amamos e primeiramente visando poder dar o melhor de nos.Acho que tarda mas não falha. Estamos mais fortes e felizes do que nunca e com uma carreira consolidada. Acho que tivemos alguns contratempos no meio do caminho que atrapalharam, porem nos fortaleceram.Tivemos muita coisa rolando pelo mundo em alguns momentos mas o mercado é muito mutante e cheio de mudanças de pessoal de gravadoras e etc.Durante a carreira muita coisa aconteceu de bom e de ruim. Isso realmente nos consolidou.Quando o DR.SIN toca fora do Brasil é emocionante ver brilho no olhar dos fãs e de pessoas que se tornam fãs.Nunca fizemos nada que fosse também contra nossos princípios . Nos sempre nos demos respeito.Sinto que a cada dia a banda ganha mais fãs e força. Estamos com a formação original e realmente curtindo muito o que fazemos . Pensando bem eu acredito que em breve o DR.SIN terá o reconhecimento internacional merecido. O Novo CD Animal é, na minha opinião, nosso melhor trabalho sem desmerecer os anteriores . Todos juntos fazem os capítulos da vida da banda valer a pena.

0 Response for the "[METAL BRASIL ENTREVISTA]: Dr Sin"

Postar um comentário