Shade of Mankind é a entrevistada do mês na MB.

01- Rodrigo, Como surgiu a ideia de criar a banda?
Olha,desde que consegui uma guitarra e aprendi a mexer com programas de gravação no PC,eu sempre fiquei fazendo riffs e tinha idéia de gravar o máximo de coisas possível em casa(cordas,vocais,etc...).Mas a idéia de formar uma banda de um homem só foi depois de eu sair da minha banda anterior (Days Of Decay). 

02- O SoM (Shade of Mankind) já estava em mente antes de você sair da sua banda anterior, ou você pensou nisso só depois que saiu da banda?
Comecei a pensar em fazer tudo sozinho mesmo quando saí da banda,o conflito que tinha com os membros era um pouco stressante,de um lado era eu prezando por um som reto,direto,agressivo e bem puxado de Crust,Grind e HC enquanto eles queriam pender pra um gênero mais groovado,técnico e talvez mais “acessível”.

Então resolvi que o melhor para mim é fazer um projeto meu,como não conseguia pessoas que queriam fazer algo nessa linha,resolvi fazer tudo sozinho mesmo,ia compor todos os instrumentos.Criava umas linhas de bateria no guitar pro e passava para alguns conhecidos meus pra analisarem e darem dicas (entre eles o Matheus,ex-Frost Despair,Robson Dionísio da Toxic Carnage e o Paulo Peixoto da Natural Chaos) sobre como fazer viradas,algumas batidas e etc.

03-Quais as principais influências?         
No lado grind tenho muita influência de Napalm death,Nasum e Terrorizer,pra crust nem preciso falar o quão gosto de bandas como Doom,Skitsystem e Amebix.Teve outras influências que queria mostrar nesse EP mas não tive muito como mostrar elas nas minhas músicas,como Bolt Thrower,Integrity,GISM e Celtic Frost,mas deixarei isso pra meus próximos trabalhos.

04- Quais são as principais influências para as letras da banda?
As letras “apocalípticas” e negativistas de bandas como Integrity e outras do Holy terror,essa perspectiva mais niilista e pessimista acho interessante de falar musicalmente,ainda mais pra gêneros de música como crust e punk.
Não queria ficar naquela mesmice de política,veganismo,positivismo,sabedoria das ruas,queria tentar algo um pouco diferente,mas que pudesse ser forte e que seja palpável aos meus ideais.

05- Qual o tema que mais gosta de escrever sobre?
Qualquer coisa aplicada a vida das pessoas,seja sobre um ciclo social mais fechado,falsa moralidade,comportamento humano,mas sempre visto num modo meio negativista.

Confesso estar muito cansado dessa geração que fica compartilhando fotos de bebês mortos,crianças com fome e animais abandonados mas vão se entupir de produtos da Kolestone,pagar uma nota almoçando no Outback e depois vão na balada ter seu coito da noite,para aí tomarem um chá e abortarem seu futuro bebê acidental.Vivemos numa sociedade bunda mole onde pessoas abraçam uma causa só por apenas abraçar e mostrar para os outros que eles ligam pra alguma coisa.

Filantropia e Caridade agora virou uma Utopia de vaidade.

06- De onde surgiu a idéia para a arte da capa?
A capa foi meu amigo Carlos Bueso aqui está a explicação do mesmo:
“A idéia da capa foi meio aleatória, mas o atribuir sentido se deu na própria criação da imagem. A imagem é claramente simbolista onde na metáfora estariam representados a nossa burocracia (homens de terno) q sempre nos está dopando e tentando fazer nossa vida aprecer monotonamente normal. Por isso a máscara (q esconde) nos rostos dos caras de terno. A máscara em si é retirada dos médicos medievais da época da peste negra e poderia ter mais valores agregados.

O fundo representaria a paisagem, o planeta e o que de fato acontece com ele. Sendo destruido enquanto os caras que realmente podem fazer algo cruzam os braços e nos induzem a um estado torpe.
Obviamente isso é uma grande besteira, a idéia era só parecer legal mesmo (risos).”

07- Pretende mandar o ep pra alguma gravadora ou prefere continuar independente no DIY?
Estou negociando com uns distros por aí,mas to enchendo o saco da galera da Terrotten pra ver se divulgam meu trabalho,acho um puta selo foda e envolve gente legal no ramo.Se não rolar,vai no DIY mesmo....

mistura aconteceu naturalmente? 
A idéia era manter o grindcore e o crust,o death metal veio que meio em segundo plano e naturalmente pelo menos não vi tanto de death metal como vocês acham que tem nas músicas,mas acho que certas influências que eu não vejo ter na minha música,outra pessoa pode ver, é normal isso.

08- Tem alguma influencia vinda do Industrial (Industrial, EBM, Industrial Rock, etc...)?
Nunca tive,porém já comentaram semelhanças do som da S.O.M. com Ministry,considero um senhor elogio,curto Ministry pra caralho,assim como Godflesh,Front Line Assembly e outras bandas do gênero.

09-No som da Shade Of Mankind é fácil perceber um mix de influencias, que vão do Grindcore ao Crust, passando pelo Death Metal. Como foi misturar esses gêneros (que nem sempre são tão semelhantes) na hora de compor? Foi algo proposital e pensado, ou essa mistura aconteceu naturalmente? 
A idéia era manter o grindcore e o crust,o death metal veio que meio em segundo plano e naturalmente pelo menos não vi tanto de death metal como vocês acham que tem nas músicas,mas acho que certas influências que eu não vejo ter na minha música,outra pessoa pode ver, é normal isso.

10- Escutando com atenção, fiquei com a impressão de que além de bandas da velha escola do grindcore, existem também influências das bandas mais clássicas do Death Metal. você concorda com isso e se concorda você tem pretensões de explorar mais essas influências para composições mais complexas incorporando dessa forma elementos grind/crust e death metal tradicional nas mesmas?

Sim, Bolt Thrower é uma das minhas bandas prediletas de Death Metal,sem falar de Obituary,Benediction e Celtic Frost(ok,é BM old school,mas deu muita base pro DM).Pretendo explorar essas influências Death Metal no próximo trabalho e ver de fazer algo mais elaborado no lado Grind da banda.

Creio que Bolt Thrower,Terrorizer,Celtic Frost ,Doom e Nasum serão bandas chave para minhas próximas composições.

11- Tem alguma influência que você queria ter colocado no som e não foi possível devido ao direcionamento que o EP possui?

Sludge metal,pós punk e bandas como Danzig,Misfits e até Gary Numan sempre me influenciaram, porém acho completamente inviável de botar tais influências na S.O.M.

12- O Shade Of Mankind é uma one-man band. Ou seja, você é responsável por toda a gravação, programação, execução, edição e composição. Quais são as vantagens e desvantagens de ter uma one-man band na cena Crust/Metal de hoje em dia?
A falta de uma segunda opinião sobre seu trabalho pode ser frustrante,muitas horas tive que mostrar o “protótipo da música” pra amigos e meio que estrago a surpresa sobre certas músicas para algumas pessoas.
A outra desvantagem também é a falta de alguém pra rachar os gastos para mandar fazer os discos.

13- Sendo uma One-man Band, deve recrutar músicos temporários para apresentações ao vivo. Já tem algum andamento de seleção de membros? Há previsão de datas? 
Já tenho um guitarrista,o Fernando Cezar Junior (que tocava comigo na Days Of Decay) e Vinícius Rodrigues na bateria,está cotado de serem membros de sessão nas gravações e quem sabe talvez até membros integrais,dependendo de como eles podem me ajudar nas composições,ainda mais que ambos são grandes fãs de Death e Thrash Metal,sem falar tem mais conhecimento técnico e teórico de música e composição do que eu...

14- Pretende fazer shows? tocar pelo país? world tour?
Claro.Só precisamos de produtores que queiram trazer a gente pra tocar por aí,grana pra fazer as viagens e ver uns músicos dispostos pra fazer esses shows por aí comigo..

15- Pretende fazer uma mini-tour aí pelo estado?
Seria uma boa idéia,o que falta é locais mesmo,no máximo tocaria em 4 ou 5 cidades julgando pelo que se tem de casas de show e produtores interessados...

16-Você considera o seu trabalho algo despretensioso, ou algo realmente mais sério? Que dicas você deixa para o pessoal que quer compor seu próprio trabalho por sí só?
É um projeto (não sei se posso chamar de banda ainda) mais para compor o que gosto,logo é despretensioso,porém quando quero compor,levo a sério o trabalho de fazer uma boa música.

Uma dica?bem,defina bem suas influências,escute bastante bandas no meio que você quer tocar,ou até fora desse mesmo meio,assim pode trazer idéias novas e talvez achar um pouco de propriedade na sua música.E quando compor a música nunca pense “será que eles aprovam essa música?” antes de pensar “será que EU acho que essa música vale a pena ser gravada/divulgada?”,o público sempre será conseqüência do trabalho do artista,sem falar da auto satisfação do mesmo pela sua arte.

17- No primeiro EP nós vemos que tem uma faixa cover (Means to an end do Doom), o que levou você a escolher essa música em particular para coverizar? Foi muito diferente a gravação do cover em relação as composições próprias?
Nada muito especial,apenas o fato de eu curtir demais Doom e principalmente essa música.Claro,foi bem mais fácil,a música já tava pronta,só peguei a tab no 911 tabs,transcrevi pro guitar pro,ajustei a bateria e pronto.O desgaste e stress é bem menor,haha.

18- Se não me engano, faz as gravações direto pelo computador, certo? Que programas utiliza para gravar e trabalhar nas músicas?

-Primeiro componho tudo no guitar pro pra poder editar a bateria eletrônica,depois uso o EzDrummer pra ajustar a bateria e a sonoridade dela
-A guitarra e baixo eu gravei pelo Fruit Loops,usando o Amplitube e Ampeg como plug-ins,depois passo um low pass neles pelo Wavepad Sound Editor.
-Gravo os vocais no audacity e depois mixo tudo pelo mesmo programa.
-Depois disso tudo abro o Sony Soundforge,ligo o T-Racks e adiciono um efeito para deixar o som mais “detonado”.

19- Sobre o som, de onde surgiu a ideia de colocar partes com piano e como funcionou encaixar elas numa banda de grind?
Originalmente,a intro da música Shade Of Mankind era pra ser com um violão,ou uma guitarra com chorus,mas como gravei nessas versões e ficou um lixo a sonoridade,resolvi botar o piano,sem falar que daria um ar diferente e até algo de “experimentalismo” na música.

20- De onde tirou os samples usados em algumas musicas? 
Um deles peguei num documentário sobre bombas atômicas,feito na época da guerra fria, na faixa homônima da banda eu usei um sample do discurso de Theodore Roosevelt e uma frase do filme “The Beyond” do Lucio Fulci.

21- Foi difícil gravar o EP com as ferramentas que você dispunha, ou pelo contrário foi fácil? por que?
Difícill eu não achei,é um processo fácil,só que tu repete tantas vezes certas coisas que se torna cansativo.

22- Pretende usar bateria real nas próximas gravações (se possível, é claro) ou prefere continuar usando a eletrônica?
Usarei uma real,certo,antes eu não tinha grana pra contratar um batera e pagar as gravações dele num estúdio.Agora com o baterista que tocara ao vivo da banda,temos como fazer uma negociação.

23- Analisando as letras e textos, é fácil notar que a Shade não é uma banda vazia liricamente. Qual seria a grande mensagem que a banda quer passar com suas letras?
Não seria mensagem,mas a idéia que vivemos o mundo é uma merda porque o ser humano é um merda.Nos sufocamos com essas idéias de que precisamos ser um robozinho ou servo de nossos superiores para poder crescer na vida.

Criamos coleiras morais e imagens de santos para outros,que somos perfeitos,sem erros,não somos animais e não temos instintos,conforme evoluímos mais agente começa a negar a nossa natureza e o fato de que sim,somos um animal.Esse papo de “animal racional” é porque nós somos os únicos animais que precisamos construir nossas ferramentas para viver e usamos como desculpa para sermos superiores

Minha “mensagem” principal mesmo é ver como somos manipulados por um comportamento alienante criada por um grupo de merdinhas privilegiados esnobes que julgam aqueles que não pertencem ao seu nicho.Lutamos nossa vida inteira para ser como os chefões corruptos do altar?ou pra ser meros lacaios deles?
Acho que podemos fugir do inimigo sem termos que nos converter a ele.

24- Como está sendo a aceitação da cena da galera aí do sul?
Como não comecei a fazer shows e ainda não vendi os EPs,não tenho certeza,mas o que ouvi de conhecidos meus que ouviram o projeto,a recepção está ótima,já tem pessoas interessadas em fazer eventos com a banda e fico bastante feliz por isso.

26- Cite algumas bandas undergrounds do Rio Grande do Sul que merecem ter seu trabalho ouvido:
Putz cara,tem tantas.Mas vou dividir por “públicos”,já que vejo que os mesmos são bem separados por aqui,raro de ver a galera HC colar nos mesmos fests que o pessoal do metal,acho que temos uma cena bem foda,o problema é que poucas bandas acabam se “exportando” musicalmente e aí é algo que fica fechado entre nós mesmos.

No Metal: Finally Doomsday,Natural Chaos,Evil Emperor,Burn The Mankind,Morterix,Leviaethan,In Torment,Sacrário,Distraught,Disrupted Inc.,It’s All Red e a finada Teardown(pode ter acabado,mas é uma banda que merece ser ouvida) pelo menos no momento são essas que me lembro.

No Hardcore e derivados temos o RootsNR,Change Your Life,Pull The Trigger,Indigentes,Imorale,Living In Hell,F.A.R.P.A.,Diatribe,Sistema de Mentiras,Grosseria,Real Sociedade,Terrorismo?,Ukrurkru,TSF,Gritos De Alerta.

27- Como vê gêneros como o crust, grind e etc's no país?
Estão começando a ter um destaque maior,ao meu ver,blogs como Intervalo Banger e Licor de Chorume mostram pra galera sons como Defy,Subterror,Facada,Hutt,Social Chaos,Test,D.E.R e etc.
Sem falar do legado que bandas como Life Is A Lie e ROT deixaram pro gênero.Acho legal de que com a internet a comunicação e divulgação dessas bandas aumentou.

28- Você acha que o estilo da SoM poderia ser mais explorado pelas bandas nacionais?Curte alguma banda brasileira que faz um som na mesma linha do seu?
Olha,acho que tem bandas boas no mesmo gênero de som que eu faço,como Facada,Subterror,Social Chaos e Living In Hell.Creio eu que estas bandas estão o mais próximo do tipo de música que faço,mas posso estar enganado também, (risos).

29-Abriria algum show para o Krisiun ou Hibria?
Krisiun?talvez,longe de ser minha banda predileta mas é um orgulho estadual...

Agora Hibria mandaria tomar no cu mesmo,metade do RS me matará por dizer isso,mas acho essa banda um saco,não gosto da música e de toda essa supervalorização que se tem em cima deles.

30- O EP Fallout foi resenhado e apareceu em algumas mídias de grande visualização no underground, como os sites ”metalextremo” e “whiplash”. Você considera essas críticas positivas um reflexo da boa aceitação do material? Aliás, como tem feito para acompanhar a aceitação do público e o que tem achado dela até agora?
Acho mais uma divulgação do que um reflexo de boa aceitação,até porque já li a review e achei deveras engraçado o resenhista falar que faço goregrind.
Agora sobre a aceitação,pergunto pra amigos,do uma fuçada pelo facebook pelo nome da banda e até vejo os comentários pelo o whiplash,e vejo detonarem mais a resenha e o blog Metal Extremo do que minha banda.

31- No lastfm, a Shade Of Mankind tem como artistas parecidos o Hellspyke e o Infernal Deathcrusher. O que você tem a declarar sobre isso?
É uma honra estar com um representante do Black metal orkutiano,(risos).

32- Dos Álbuns Lançados nesse ano de 2011, quais você destacariam como os melhores, e essenciais para serem ouvidos?
Acho que esses aqui:
Amebix - Sonic Mass
Integrity - Thee DestroyORR
Morne - Asylum
Mastodon- The Hunter
Death Toll 80k – Harsh Realities
Lock Up – Necropolis Transparent
Necrophagia – Deathtrip 69 
Hutt – Monstruário
Midnight – Satanic Royalty

33- Tem mais medo do David Vincent no Morbid Angel ou no Terrorizer ?
No Terrorizer,com certeza,até porque ele já fez a merda no Morbid Angel,porém com a galera do Resistant Culture e o Pete no Terrorizer,creio que o David vai deixar seu trance pra sua banda “principal”.
Porém o recomendável é ele voltar pro Genitorturers com a mulher dele,aí ele faz as merdas dançantes que ele quiser,ninguém vai parar pra ouvir e todos ficam felizes.

34- O que acha da ‘chatonildização’ do death metal com blast beat de mais e musica de menos?
Não só do death metal, mas acho que o excesso de técnica,escalas e produções é um “veneno” na música atual,vejo as pessoas estudarem a música como uma teoria ou livro,pra depois começar a escutar ela,isso cria um grupo de músicos esnobes e com visão fechada em querer ser os músicos mais virtuosos da cena ao invés de focarem em ter uma boa obra.

Pra mim não adianta ter sweeps,arpeggios e um solo de batera de 3 minuto se a música me deixa com sono,ainda mais quando falamos de gêneros como Death Metal.

35- Quais são seus planos futuros pra banda?
Gravar músicas, fazer shows, sempre vai ser o principal plano de uma banda(pelo menos ao meu ver).Mas adoraria poder tocar num OEF ou Maryland da vida,(risos).

36- Em 2012 pretende lançar o seu primeiro álbum de estúdio?
É a idéia,mas se não rolar álbum,rola mais EPs,com certeza e quem sabe um Split (alguma banda interessada?)

37- Já sabe como vai ser o próximo material (formato e direcionamento musical)?
Pretendo ir mais perto do Grind e Stenchcore,aquele crust com mistura de Death Metal bem na linha do Bolt Thrower (vide Extinction Of Mankind,Instinct Of Survival,Sanctum,Hellshock e etc..),até fiz alguns riffs aqui e espero começar a gravar no começo do ano que vem já.

Considerações Finais: (caso queira fazer)
Agradeço ao pessoal do Metal Brasil pela entrevista,pretendo fazer cópias físicas do EP logo mas estou tendo certos problemas com gráficas e falta uma grana,mas prometo lançar o mais rápido possível.Quem não conhece o som e quer conferir,só procurar no blog Crushead que meu EP está disponível pra download lá.

Também agradeço antecipadamente aos leitores do blog por lerem minha entrevista e demonstrarem interesse em meu trabalho,além daqueles que estavam me apoiando desde o início até agora.Espero poder fazer bastante shows por aí e continuar o trabalho por um bom tempo.


0 Response for the "[METAL BRASIL] ENTREVISTA - Shade of Mankind"

Postar um comentário